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Thiago de Sena

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Na crise, o mercado de costura é um bom negócio?

Publicado em 14/06/2016

Na crise, para quem está na área de costura é um bom negócio, mas também tem suas dificuldades. Então, é um desafio, tudo que você estiver empreendendo no período da crise é um desafio, mas quero deixar para você duas dicas.

Você tem dois caminhos, você pode empreender dentro do mercado brasileiro ou no exterior, cada um tem um posicionamento e estratégia em específica.

Nesse cenário de crise econômica, o dólar fica muito forte, então você encontra o dólar a quase 4 reais, nesse cenário o ideal é que você trabalhe com a exportação. Se você trabalha com costura, você pode direcionar para o público do exterior, vender em outros países, vender na Europa, nos Estados Unidos, onde a moeda americana é mais forte. Assim o custo Brasil vai ser menor para você. Todos aqueles que exportam, que criam o seu produto para exportação, nesse cenário econômico você ganha muito dinheiro, muito dinheiro mesmo. Não é um bicho de sete cabeças, exporta é algo fácil, é simples. Você pode começar viajando para algum desses países, pega uma promoção de viagem para algum desses países levando amostras dos seus produtos, daquilo que você costurou, seja uma camisa, um vestido, etc.

Acredite, esses países vão desejar o seu produto, porque o brasileiro saca de muitas ideias, o brasileiro é criativo. Quando um brasileiro chega em um pais, ele leva algum produto, aquilo é maravilhoso para um estrangeiro. Você tem essa alternativa de trabalhar no mercado estrangeiro, que é maravilhoso, o melhor cenário para quem quer trabalhar com costura na exportação, seja ela qual for, o melhor cenário é a exportação.

A outra opção é se você desejar realmente investir no mercado nacional. No mercado nacional para você conseguir vencer a crise, você precisa ter um diferencial. Qual é o seu diferencial? O principal é que você defina exatamente qual é o seu público, se você definir claramente qual o seu público e para quem se destina o seu produto, você vai se destacar e vai sair na frente de muita gente.

O que acontece? As pessoas estão na área de costura e diz: "Eu costuro para todo mundo". Especialize-se em um segmento. Recentemente eu vi uma loja que achei muito interessante o posicionamento e estava conversando com um amigo, estávamos trocando ideias e ele me mostrou uma loja da área de costura e os produtos são voltados para mulheres, na faixa etária de 23 a 35 anos, que são executivas. Olha só um público bem focado e quanto mais focado melhor, porque você se posiciona melhor no seu mercado, e consequentemente você consegue atrair muito mais clientes, você consegue vender muito mais do que você montar uma loja para vender desde roupa para criança até roupa para idosos.

Quanto mais focado estiver naquele segmento, naquela área bem especifica e quanto mais especifica melhor, você vai se destacar e conseguir grandes resultados, que é isso que você deseja.

Série Negócio do Zero - Os 3 tipos de empresários [Episódio 1]

Grande abraço,
Thiago de Sena

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